Blog Contábil

Pequenas empresas terão indicador semestral de confiança

Mário Tonocchi

A pesquisa “Perspectivas do Empresariado Paulista”, apresentada na última quarta-feira no primeiro Seminário Semestral ACSP, vai se tornar um indicador da confiança, planos e estratégias dos pequenos e médios empresários de São Paulo e passará a ser divulgada a cada seis meses. De acordo com a superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo, Sandra Turchi, as futuras pesquisas com retratos atualizados das preocupações e esperanças dos empresários serão apresentadas dentro dos próximos seminários.

“O segundo encontro já está marcado para março do próximo ano. Além desses seminários econômicos, realizados a cada seis meses, também devemos oferecer outros encontros ao longo do ano como, por exemplo, o varejo de baixa renda, tema bastante importante hoje para os negócios”, disse a superintendente da ACSP.

A pesquisa realizada por meio de uma parceria entre a ACSP e a empresa inSearch! Tendências e Estudos de Mercado mostrou uma contradição: 69% dos representantes das 350 empresas entrevistadas afirmaram ter pouca ou nenhuma confiança no cenário político-econômico. Por outro lado, 83% acreditavam que o mercado será favorável ou ficará no mesmo patamar para a realização dos negócios no segundo semestre.

A explicação para isso, de acordo com Sandra, é que 76% dos entrevistados são do varejo, principalmente pequenos, e as notícias da macroeconomia influenciam negativamente a sensação de segurança econômica. Por outro lado, 81% dos entrevistados acreditam que vão conseguir novos clientes no segundo semestre. “Isso mostra que os pequenos e médios empresários desconfiam do momento político-econômico mas acreditam que eles próprios podem realizar bons negócios”, observou a superintendente de Marketing.

Pesquisa de satisfação – Cerca de 100 empresários, consultores e economistas participaram do primeiro Seminário Semestral ACSP. A maioria preencheu fichas com avaliações do evento. O índice de satisfação com as apresentações, medido em porcentagem, chegou a 100%. Os participantes também opinaram sobre cada palestra específica. A avaliação do conjunto das palestras foi de 92%.

Fonte: Diário do Comércio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>