Blog Contábil

Fórum discute como agilizar a abertura de empresas na Capital

A implantação em Florianópolis do Sistema Regin (Registro Empresarial Integrado), que visa reduzir para 48 horas o processo de abertura e fechamento de empresas, é tema do fórum que a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) da Grande Florianópolis realizam na próxima terça-feira, dia 21, no auditório do CRCSC, a partir das 15 horas. Estarão presentes representantes das Secretarias da Fazenda Estadual e Municipal, Receita Federal, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, que debaterão os problemas relacionados à emissão de alvará e consulta de viabilidade.


Atualmente, o processo de abertura de uma empresa na Capital pode se estender por mais de 90 dias, enquanto no município vizinho de Palhoça - um dos primeiros em Santa Catarina a  adotar o Regin, lançado pelo governo do Estado em fevereiro deste ano - o prazo é de poucos dias. “Isso acaba emperrando o próprio desenvolvimento da cidade”, observa o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis (Sescon), Augusto Marquart Neto.

Na avaliação do presidente do CRCSC, Sérgio Faraco,  a reunião é importante porque o objetivo é encontrar finalmente uma solução que possa agilizar o processo de abertura de novos negócios em Florianópolis, um dos únicos municípios do Estado em que o Regin ainda não funciona. “A morosidade na liberação de alvarás é um problema que se arrasta há  tempo e que precisa ser solucionado”, diz.

Para Marquart, se a prefeitura não tem condições de agilizar os seus procedimentos, é necessário estudar outras alternativas, como a emissão de um alvará provisório, que permita ao empresário iniciar a  instalação do seu negócio e proceder à aquisição de equipamentos e matérias-primas.

Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação do CRCSC

Fonte: CFC

Uma resposta para Fórum discute como agilizar a abertura de empresas na Capital

  1. Aqui em São Paulo estamos conseguindo registrar na JUCESP no mesmo dia.

    Sds.
    Douglas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>