Blog Contábil

A CONTABILIDADE NA ERA DA INFORMATIZAÇÃO

Sejam todos bem-vindos ao conhecimento da Contabilidade na era da informação!

Vamos aproveitar para entender a Contabilidade em nossos dias atuais. A antiga profissão de

guarda-livros já foi superada e agora supera-se o conceito de Contador como responsável pelos registros dos atos e fatos administrativos, transformados em fatos contábeis e lançados por meio de partidas dobradas em um complexo contexto de débitos e créditos, pouco entendido por muitos gestores empresariais.

A Contabilidade contrasta hoje com um complexo informacional em que é a gestora responsável

pelos controles organizacionais, seja em pequenas, médias ou grandes entidades, com ou sem finalidade de lucro. O computador e seus softwares contábeis, financeiros e administrativos, avançados ERPs e dispositivos integrados, registram os acontecimentos e geram os relatórios. O gerenciamento destes sistemas, a análise das informações e a gestão das ações e procedimentos a serem realizados contém uma amplitude informacional que o Contador compreende muito bem. Seja na função de controller, de Gerente Financeiro ou Administrativo, ou em qualquer outro staff, o profissional da Contabilidade está cada vez mais preparado para atuar executivamente no processo. Foram-se os tempos de débitos e créditos infinitos, de registros infindáveis e de planilhamentos exaustivos para se obter uma informação acurada e precisa. As fontes de dados estão cada vez mais ágeis e o contexto econômico é outro. Hoje, o profissional contábil está demandando um maior número de horas para analisar as situações empresariais e sua interrelação com as demais área provoca uma verdadeira cognição com todo o sistema organizacional. O crescimento do valor informacional e a velocidade de transmissão destas informações altera substancialmente o processo de análise dos resultados corporativos e do posicionamento das

entidades no mercado.

A Contabilidade tornou-se, nos últimos anos, a real bússola para a navegação empresarial, em

qualquer sentido. Quem arriscaria pilotar um avião ou um navio, com a velocidade imprimida nos dias em que vivemos, sem um painel de controle confiável e um bom sistema de informações? As ferramentas gerenciais estão cada vez trazendo maior realidade nas informações geradas. Novas metodologias surgem e outras alteram seu formato e identificação trazendo novos e importantes resultados. Balanced Storecard e Economic Value Added já não são mais estrangeirismos e não causam mais surpresas nas reuniões de planejamento. O valor do capital intelectual e os balanços sociais estão cada vez mais presentes nos relatórios anuais de grandes empresas e na internet.

A evolução da profissão acontece a cada dia e traz uma confiança ainda maior nos parâmetros

administrativos das organizações.

Prof. Dr(abd) Aderbal N. Muller

(Contador. Perito Judicial. Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FAE

Business School em Curitiba/PR. Doutor em Gestão de Negócios pela UFSC.)

Uma resposta para A CONTABILIDADE NA ERA DA INFORMATIZAÇÃO

  1. Thiago Araújo says:

    Olá..Este ano estou me formando em Ciências Contábeis, e como todos sabem, no final do curso devemos fazer um TCC, que no meu caso não é isso, mas sim um artigo cientifico…
    Portanto, venho no decorrer destes 2 últimos anos, que o Contador não está executando essa função de Controller ou outra qualquer na linha de Staff, como deveriam fazer…
    Percebi que nós Contabilistas vivemos a mercê da Receita Federal, ou seja, são poucos empresarios que nos buscam afim de receber informações que ajudem a tomar suas decisões, que por sinal é a principal função da contabilidade…
    Gostaria de saber se o você Prof. Dr(abd) Aderbal N. Muller, poderia me ajudar a embasar um pouco mais sobre esse assunto e mandar umas dicas no meu e-mail….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>