Blog Contábil

Transparência em serviços contábeis

Transparência em serviços contábeis

Introdução

A base fundamental dos serviços em contabilidade é que o profissional esteja apresentando o trabalho com a máxima clareza, sendo leal ao seu trabalho profissionalmente e também sendo honesto para com sua clientela.

No dias atuais fala-se muito de transparência seja ela pública ou privada, o excelente profissional deve manter-se fiel a ela, pois só assim ganhará mercado, e será conceituado perante a sociedade.

Não podemos ter uma sociedade forjada na mentira e engano, porque assim teremos uma falsa sociedade estribada em conceitos que não geram riqueza e nem criam um mundo baseado na verdade pura e perfeita.

Sabemos que todos somos imperfeitos, mas nosso maior esforço é que o trabalho seja o mais verdadeiro possível, de maneira que possamos expressar essa verdade e conquistar a confiança de uma clientela bem formada e da sociedade.

Portanto o serviço prestado em contabilidade deve expressar com a maior transparência para o cliente e a sociedade, pois sendo assim irá criar uma marca pessoal e social que comunicará a lisura do trabalho.

Se o mercado não conhecer o trabalho apresentado com transparência com certeza irá desconhecer o profissional e será elidido do mercado.

Desenvolvimento

A transparência em serviços contábeis é fundamental para a clareza do trabalho profissional, e também a apresentação profissional ao mercado de trabalho.

Podemos destacar a transparência em serviços contábeis da seguinte maneira:

1) Serviços apresentados ao cliente

São os serviços mensais que os profissionais entregam aos clientes, tais como aqueles que o escritório todo mês entrega ao seu cliente, na forma de documentos.

Deve ser feito com clareza e lisura havendo por parte do escritório todo esforço para que o cliente fique satisfeito e conheça o que foi feito, e até se necessário como foi feito.

O escritório deve manter uma postura sincera perante o cliente, dizendo a verdade, pois só assim terá confiança por parte do cliente.

2) Relacionamento com a clientela

É a comunicação com o cliente que o mantém seguro sobre o serviço prestado, e a certeza de quem o faz e que tem o controle sobre a empresa.

Aqui podemos citar a conversação diária com o cliente, ou quando se faz necessário para o bom relacionamento entre ambos.

O contador não é muito bom de relacionamento pessoal, mas deve se esforçar para manter o diálogo com seu cliente, pois se trata de cliente e mercado, por que a falta de atenção ao cliente pode ser considerado falta de respeito ao serviço prestado, e, portanto tome muito cuidado.

Deve-se ter sempre tempo para atender ao cliente e dá a devida atenção quando for solicitado.

É neste ponto que através da conversa se pode esclarecer o que é necessário para que haja transparência nos serviços prestados.

3) Relacionamento social do contador e a empresa

É através do bom relacionamento social do profissional com a empresa que a sociedade passa a conhecê-lo, e assim o seu trabalho será divulgado como é feito e a forma de apresentação deste trabalho.

É assim que a sociedade toma conhecimento do seu trabalho, e a maneira transparente do trabalho executado.

De certa forma é um meio de fazer o marketing profissional com a divulgação conhecida de “boca a boca”.

A transparência é uma maneira essencial de executar os serviços contábeis, e de extrema necessidade para o profissional que quer a excelência no trabalho, e por isso que tem como conseqüência a divulgação do trabalho.

Quem ganha com a transparência dos serviços é o cliente e o profissional, mas também a sociedade tem sua parte a ganhar na forma de impostos.

Porém o profissional ao adquirir a confiança da empresa estará ganhando o cliente e possivelmente ainda outros que virão em busca de seus serviços profissionais.

Há muita importância na transparência dos serviços apresentados porque mostra com toda clareza a realidade da empresa para a sociedade, do que ocorre no seu dia a dia, e por outro lado também cria um vinculo bastante eficaz entre empresa, profissional e a sociedade.

Considerações finais

A sociedade necessita de transparência nos serviços apresentados pelos escritórios de contabilidade, pois assim teremos uma sociedade mais justa, e embasada na verdade e no respeito mútuo, entre empresa e Estado.

É também necessário para se ter um bom relacionamento do profissional e a empresa, por que a apresentação dos serviços prestados e a empresa se dão diariamente com relacionamento da empresa e do profissional criando confiança e respeito entre ambos.

Essa transparência vista sob a ótica profissional se traduz não só na apresentação do trabalho, mas também na comunicação da empresa com o profissional e o laço harmonioso que suscita entre o empresário e o profissional contador; assim ambos tem resultado compensador.

A transparência nos serviços contábeis é útil para todos os envolvidos nos resultados apresentados, e obviamente todos são beneficiados.

Os resultados apresentados serão recebidos como a expressão da verdade pela sociedade e pela empresa, exclusivamente por aqueles que estão envolvidos com estes resultados que terão a responsabilidade com estes resultados divulgados.

É considerável o resultado apresentado com a máxima transparência, pois só assim a confiança será o alvo principal da empresa e do profissional.

Embora vivamos em uma sociedade sem ética e repleta de corrupção, devemos zelar pelos bons costumes e pela transparência social que realizamos, por que então estaremos contribuindo com a justiça social, e todos só têm a ganhar.

O fruto da transparência em serviços contábeis é a justiça social; o trabalho apresentável com clareza e respeito à sociedade, e ao próximo e o resultado virá para todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>