Blog Contábil

Seja Contador e viva emoções!

Nunca, em tempo algum anterior, a profissão contábil foi tão evidenciada quanto agora. Já explico: com as mudanças constantes na legislação tributária, sped contábil e nova lei das S/A, o contador tem sido o principal parceiro das empresas para o entendimento e aplicação das leis.

Mas, porque ser um contador, ou contadora? Um contador é um consultor de empresa, em primeiro lugar. É da contabilidade que são tiradas as informações financeiras e econômicas sobre o patrimônio da entidade, seus bens, seus direitos e também das dívidas da entidade para atender aos empresários, acionistas, governo, bancos e fornecedores, entre outros interessados.

Além disso, hoje quase todo tipo de fiscalização às empresas passa antes pela entrega de declarações aos diversos órgãos fiscalizadores nos níveis federal, estadual e municipal. Quem se responsabiliza pela fidelidade dessas informações – e entrega aos diversos públicos, é o contador. E de posse das diversas informações sobre o patrimônio o empresário pode tomar decisões essenciais e vitais na empresa, como aplicar recursos, abrir filiais, comprar mais ou menos mercadorias outras.

O curso superior é o de Ciências Contábeis e hoje até já há em formato de educação à distância. Além do nível superior, alguns profissionais precisam ainda de cursos profissionalizantes nesta área – para aprender os aspectos práticos que a faculdade não fornece. Concluído o curso superior, o profissional deve se cadastrar no Conselho Regional de Contabilidade para começar a trabalhar como contador. Pode abrir um escritório particular ou trabalhar nos inúmeros escritórios contábeis existentes.

Também pode trabalhar em diversas empresas. As de porte médio ou grande são as que mantém contabilidade própria. A maioria terceiriza a área contábil. Um aspecto bastante relevante: o contador tem reserva de mercado, ou seja, somente um contabilista (contador ou técnico contábil) pode fazer os balanços das empresas, que são obrigatórios independentemente de seu porte.

Quanto às habilidades para ser contador: ter raciocínio lógico, gostar de ler – devido às constantes mudanças da legislação, ser honesto, ter facilidade em utilizar uma calculadora e um computador, ser prático e organizado e principalmente, gostar de servir (esta habilidade serve para todas as profissões). Pode ser tímido e quanto mais idoso melhor: passa credibilidade. Não é idade que vai dizer se um contador é bom ou não e sim a sua capacidade de se atualizar. E vamos acabar com um mito: não precisa ser um gênio na matemática, basta saber as quatro operações básicas inicialmente. Depois pode evoluir e aprender matemática financeira.

Um contador também pode ser um perito contábil ou auditor, além de educador na área contábil, sempre tão carente de bons profissionais. Para quem acha que ser contador não vive emoções e que sempre faz a mesma coisa, ledo engano: com as mudanças constantes da legislação, quem parar de estudar hoje já estará atrasado amanhã. E haja raciocínio para entender todas as mudanças em tempo recorde de entender e aplicar. Há ainda os que se especializam em contabilidade pública – trabalhando em órgãos governamentais. Em concursos públicos é uma das matérias mais solicitadas quer seja em cargos de Auditores ou Fiscais, tão almejados pelos salários que beiram hoje aos doze mil reais!

Ser contador é sempre um desafio, seja buscando a melhor solução para o cliente ou identificando aspectos da legislação, que muda a todo instante.

Se você gosta de desafios, seja contador, e viva emoções!

Zenaide Carvalho é contadora e administradora – www.zenaidecarvalho.com.br

10 respostas para Seja Contador e viva emoções!

  1. Débora says:

    Adorei a leitura! Ja estava pensava em fazer Ciencias Contabeis,mas faltava uma pessoa que falasse tão detalhadamente da profisão.

  2. Maria Oneide says:

    Fiz meu 2º grau (como era chamado na época), curso técnico em contabilidade, trabalhei na área de departamento pessoal por 13 anos e depois de dez anos que tinha parado de estudar fiz Biologia e hoje sou professora. Confesso que ainda não me realizei profissionalmente, neste ano aos 41 anos de idade vou finalmente fazer meu curso de ciências contábeis. Acredito que é o que tá faltando para a minha realização profissional. Como diz o ditado “Antes tarde do que nunca”.

  3. robertarfm@hotmail.com says:

    Fiz um curos tecnico me contabilidade para entender a minha empresa, que tenho há 20 anos, e me apaixonei, é tanto que estou cursando Ciências Contabeis.
    Penso em mudar de profissão, até mesmo poorque já não aguento mais o que faço.
    Encontro uma grande barreira para realizar essa vontade, minha idade, já tenho 42 anos, e alguns dizem que estou perdendo tempo, pois não vou conseguir exercer a profissão que tanto sonho para meu futuro.
    Será que estão com a razão?
    Ainda há tempo?

  4. Fernando says:

    Olá pessoal ! Muito bacana este blog, tb estou pretendendo fazer ciências contabeis, estou terminando o ultimo ano do ensino médio e o grande detalhe: Tenho 41 anos. Nunca é tarde para começar, o que nos mantem vivos é a nossa vontade de viver. Se tudo der certo, me formo aos 46 anos.Talvez morra aos 47 mas, e se eu viver até os 80 ?
    Vou fazer o que? ….CONTABILIDADE !!!!rsrsrs

  5. MAIRLA says:

    OLA QUERIDOS!

    TENHO 24 ANOS E SOU FORMADA EM CIENCIAS CONTABEIS A 2.
    AMO MINHA PROFISSÃO MAS ESTOU MUITO TRISTE E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.
    POIS NUNCA EXERCI MINHA PROFISSÃO, OFERECI PARA TRABALHAR DE GRAÇA APENAS PARA QUE EU PUDESSE ADQUIRIR CONHECIMENTOS E ESTOU ESPERANDO A RESPOSTA ATÉ HOJE. SE ALGUEM SOUBER DE UMA SOLUÇÃO PRO MEU PROBLEMA ME DÁ UMA DICA AMO CONTABILIDADE TRABALHO NO FINANCEIRO DA CAA/DF.
    BRIGADA BJOS.

  6. Fernanda says:

    Olá tenho 18 anos e vou entrar nesse ramo, estou fascinada com o blog, adorei e motivou ainda mais a seguir em frente, sei que não vai ser facil mais estou disposta á seguir em frente!! =D

  7. Gerlany says:

    Estou me formando em Administração, e decidida a fazer pós graduação em contabilidade, mais estou com dúvidas, porque não sei se só a pos me dar a opção de ser contadora, ou de fazer as mesmas coisas de um contador, a diferença é muito grande? Quero saber sobre os detalhes, e se eu fizer o técnico de contabilidade? Ajude-me por favor!!!

  8. cristina says:

    Estou cursando Ciências contabeisEstou no 1º semestre, e é uma matéria que eu estou gostando muito,Já estou até me imaginando com o meu próprio escritório.Pois esse cursando nos oferece por vezes um mercado muito amplo, e está se expandindo a cada dia que passa no mercado, tormando-se uma das melhores profissões.Nos Eua ele esta em 3º ou 4º lugar, e aqui no Brasil, essa profissão a cada dia que passa está se valorizando a cada dia que passa.Vale a pena ser um contador, desde que seja apaixonado pela contabilidade…

  9. Renata Morais Melo says:

    Eu gostie muito de saber o que envolve a cultura contavel,
    eu quero ser uma contadora eu sei que tenho facilidade com alculos e raciocinio lógico,também gosto de servi.
    enfim me encaixo nesse perfil.
    tenham uma boa tarde!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>