Blog Contábil

Patrimônio, Plano e Estratégia

Werno Herckert*

Contador

Há uma natural convergência entre as ciências, ao estudarmos o patrimônio da célula social e seus fenômenos observamos que o fenômeno patrimonial é causado por vários fatores externos ao capital da empresa.  A ciência da administração, da economia tem fenômenos que vão tanger e transformar o patrimônio da organização e dentro dessa realidade é que o administrador  deve planejar, estudar as estratégias dos negócios e tomar suas decisões.

Há, hoje, interesse dos estudiosos em estudar e utilizar os planos e as estratégicas do xadrez na administração dos negócios. O campeão mundial de xadrez Emanuel Lasker, 1894-1921, amigo de Albert Eistein, disse o seguinte: ¨Vocês não aprenderão nenhuma arte se ficarem restritos a ela, tem que se buscar suas associações, suas conexões, também suas relações lógicas com o resto das coisas. De outra forma não aprenderiam mais que as manhas, a técnica de sua arte e nunca obteriam uma completa compreensão nem um fácil domínio do mesmo.¨ Manual de Xadrez, capítulo IV, pg. 227. Dr. Emanuel Lasker. Ele, ainda, diz: ¨Aquele que não tem em suas mãos a teoria de Steinitz, não entende como conceber planos seguros seja no tabuleiro de xadrez ou em qualquer parte¨ (Ver www.laplaza.org.ar/colabora/empresa.htm,  Ajedrez y Empresa do Prof. Silvio Plá). Mais recente também, Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez diz: ¨Há três elementos essenciais do mecanismo de tomada de decisões: material, tempo e qualidade¨. Nessa visão Kasparov dá palestras aos empresários e assessora algumas empresas quanto à aplicação da estratégia nos negócios e a tomada de decisões.

Toda decisão correta influencia duma forma positiva o patrimônio. A decisão administrativa que tange o patrimônio é uma influência endógena por estar perto do capital, e para a contabilidade não importa estudar o fenômeno administrativo ou econômico em si, mas sim o fenômeno patrimonial. A ciência contábil tem seu campo específico de estudo, assim também, a ciência administrativa, a econômica, o direito, a física, a matemática etc. Sabemos que o fenômeno no campo de uma dessas ciências pode influenciar o patrimônio da célula social. Por exemplo, quando há maior oferta de um produto no mercado (fenômeno econômico) este influenciará o patrimônio da empresa. O administrador da organização deverá estar atento à oscilação do mercado e estudar sempre que necessário novo plano e estratégia para fazer face aos concorrentes. O planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para a manutenção e prosperidade das empresas. Daí o interesse, hoje, das aplicações dos planos e das estratégias do jogo ciência.

*Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Membro da Associação Científica Internacional do Neopatrimonialismo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>