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Qualidade do ensino superior depende também do(a) professor(a)

Por: Elenito Elias da Costa

A mídia estampa em seus meios de comunicação, conceito, índices, números, avaliações e demais procedimentos qualitativos, se esquece que se a entidade não tiver em seus quadro professores em pleno exercício laboral da disciplina que leciona, nível desejável, metodologia, perfil desejável, projeto em andamento, artigos escritos e publicados na grande rede, livros editados e publicados, esse simples fato poderá comprometer considerávelmente a qualidade de qualquer curso seja de graduação, ou de pós-graduação.

O corpo discente, alunos, educandos em sua maioria são profissionais e estão buscando a adequação para uma melhor performance, se não encontrar elementos básicos para dar consistência a sua busca, fica realmente dificil mantê-los em sala de aula, ou sua permanência no curso de sua opção.

As avaliações convencionais, já existentes, ou seja, plano pedagógico, corpo docente, estrutura fisica com base na biblioteca, climatização, laboratórios, salas e poltronas confortáveis, teem sua importância, mas hoje, o alunos desejam visualização externa através de projetos de amplitudade social e ambiental, artigos escritos e publicados, livros escritos e publicados, além da comprovação laboral do(a) professor(a) da disciplina.

Hoje, a simples informação do nome do(a) professor(a) e sua titulação, não fornecem elementos convincentes ao alunado, que exige comprovação qualitativa da atuação do corpo docente e sua identificação com a disciplina que poderá lecionar.

As avaliações internas, onde o aluno pode se expressar com liberdade e falar sobre sua visão de qualidade pode afetar o seu interesse, tais como:

O(A) professor(a) tem metodologia pedagógica atuante?

O(A) professor(a) tem experiência prática e atualizada da disciplina que leciona?

O(A) professor(a) escreve artigos?

O(A) professor(a) tem livro publicado?

O(A) professor(a) tem projeto em andamento?

O(A) professor(a) da disciplina agregou valor a sua formação?

O(A) professor(a) tem material atualizado?

O(A) professor(a) é um(a) generalista ou especialista?

A região nordeste esta recebendo o segundo maior valor do orçamento do PAC1 e PAC2, mas sua efetivação e melhorias derivam de diversos fatores dentre eles uma educação de qualidade focada na economia de infra-estrutura que possa influenciar a estabilidade desejada.

Nesse entendimento, a Universidade, Centro, Instituto, Faculdade ou qualquer IES, deve repensar suas estratégias para oferecer ao aluno de graduação qualquer curso de pós-graduação, visando sua sustentabilidade e continuidade de sua atividade no futuro breve.

ELENITO ELIAS DA COSTA

Contador, Auditor, Analista Econômico Financeiro, assessor e consultor empresarial, Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC, Professor Universitário, Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, sócio da empresa, Irmãos Empreendimentos Contábeis S/C Ltda, consultor do Portal da Classe Contábil, Revista Contábil Netlegis, articulista da Interfisco, autor de artigos cientificos publicados no Instituto de Contabilidade do Brasil, CRCBA, CRCPR, CRCMS, CRCRO, IBRACON (Boletim No. 320), CTOC – Portugal, autor de livros editados.(E-mail: elenitoeliasdacosta@gmail.com

Uma resposta para Qualidade do ensino superior depende também do(a) professor(a)

  1. Lais Negreiros says:

    De fato a qualidade do ensino superio também depende do professor, porém, a qualidade depende de um conjunto de fatores interligados onde um depende do outro para ter sucesso profissional, e claro, todas as faculdades, principalemente as particulares devem sempre estar atentas ao ensino de qualidade, eu como concluinte do ensino médio, vou começar a fazer uma faculdade particular, escolhi o IESB aqui em Brasília, pesquisei bastante, principalmente a união de vários fatores para ter o ensino de qualidade, pois sei que isso de alguma maneira influenciará na qualidade da profissional que me tornarei.

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