Blog Contábil

Quando o setor de pessoal se torna risco para a transparência da gestão

Por: Elenito Elias da Costa

O cenário econômico mundial exige das empresas maior adequação para se tornarem competitivas e manter a sua sustentabilidade e continuidade de suas atividades, e acredito que muitos gestores precisam de setores que tenham o mínimo de qualidade e atualização para que agreguem soluções positivas e que possa minorar o RISCO de situações atípicas.

Apesar de já termos o impacto dos CUSTOS e DESPESAS, se inserindo nessa seara os tributos e principalmente os encargos trabalhistas e previdenciários, que apesar de se referir ao patrimônio humano, é mister ressaltar a capacitação e qualificação dos parceiros que integram os setores da empresa.

Nesse universo encontramos o SETOR DE PESSOAL que merece todo o apoio e respeito por representar grande importância dentro de qualquer entidade.

Também devemos elencar que quando o SETOR DE PESSOAL transgride os preceitos legais, causa um dos maiores RISCOS à gestão de qualquer empresa, comprometendo seriamente a credibilidade da mesma e influenciando negativamente o Controle Interno e a Transparência da gestão empresarial.

O descumprimento motivado pelo desconhecimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a inépcia, negligência e imperícia no trato com o DIREITO DO TRABALHO, macula e interfere no CONCEITO de qualquer gestão empresarial.

Não acredito que esse RISCO faça parte da estratégia da gestão empresarial, pois o ônus intangível é exorbitante e poderá influenciar negativamente na gestão empresarial.

Qualquer fato que venha a TRANSGREDIR os preceitos legais oriundos do SETOR DE PESSOAL põe em check a lisura de qualquer gestão empresarial, principalmente aquele que compromete todo o trabalho e investimentos aplicados no continuísmo daquela atividade.

É inexplicável a transgressão dos ditames legais por parte do SETOR DE PESSOAL.

Autor: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, assessor, professor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>