Blog Contábil

Por uma boa contabilidade

Fonte: DCI – SP

Mário Berti é empresário e assumiu em janeiro a presidência da Fenacon

Em janeiro comemora-se o Dia do Empresário Contábil, um dos maiores responsáveis para a manutenção e o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs), e por extensão para todos os setores da economia.
Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em conjunto com o Dieese e o Sebrae Nacional, aponta que as MPEs representam cerca de 99% dos estabelecimentos formais brasileiros e são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos gerados no País.


Da mesma forma, o setor de serviços – onde está concentrada grande parte das MPEs – assumiu nos últimos anos extrema importância para o desenvolvimento econômico brasileiro, praticamente desbancando a indústria, no quesito geração de empregos.
Pode-se dizer que esse cenário possui relação direta com profissionais que estão á frente de todas as questões contábeis, gerenciais e tributárias de uma empresa. Os empresários contábeis são essenciais no dia a dia dos empreendedores de todos os setores. Uma boa assessoria de uma empresa contábil, pode trazer diversos benefícios para as empresas, entre eles a redução da carga tributária, apontamento sobre o nível de lucratividade e direcionamento quanto ao modelo de administração.
Dentre as conquistas alcançadas para beneficiar os empresários contábeis e seus clientes, posso citar a recente aprovação da universalização do Simples, votado em Comissão Especial da Câmara dos Deputados no final de 2013 que vai permitir a inserção de quase meio milhão de MPEs que faturam até R$ 3,6 milhões por ano nesse regime de tributação.
A inclusão de todas as categorias no Simples vai proporcionar uma redução média de 40% na carga tributária para os contribuintes. Para começar a valer a partir de 2015 a proposta precisa ser votada no Plenário da Câmara ainda em 2014.
É preciso ressaltar que esses e outros muitos avanços só estão sendo possíveis graças a atuação de personalidades, comissões e entidades. Entre elas a Fenacon, nacionalmente reconhecida por sua atuação no combate à alta carga tributária e na diminuição da burocracia. Ela representa mais de 400 mil empresas em todo o país, reunindo 37 sindicatos, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal e acompanha inclusive com sugestões, quando possível, junto às autoridades governamentais todas as possibilidades de melhorias tributárias e econômicas para os empresários brasileiros.
É de grande valia ter tudo isso em mente no início de um novo ano, quando as esperanças se renovam e temos boas perspectivas para a economia brasileira. Estamos no ano da Copa do Mundo, período de oportunidades. E é nesse momento de otimismo que a Fenacon gostaria de homenagear todos os empresários contábeis brasileiros, ressaltando sua importância para a sociedade.
Afinal, sem o empresário contábil e toda a importância que sua atuação representa, a economia brasileira, literalmente, pararia.

http://www.4mail.com.br/Artigo/Display/027952000000000

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>