Blog Contábil

Profissões em Risco

Por: Valdir Massucatti

No exemplar do jornal “A Tribuna” de Vitória-ES, do dia 04 de fevereiro p. passado, na editoria de economia (pág. 28), trouxe uma matéria com o seguinte título: “Profissões ameaçadas pela tecnologia”. Dentre as várias profissões relacionadas, esta no rol Contador.

A matéria tem como fonte um estudo da Universidade de Oxford. Consta na matéria: “os cargos de baixa qualificação, como atendente de telemarketing, bibliotecário, técnico matemático e contador têm cerca de 99% de chance de serem substituídos por robôs, apontam os pesquisadores”.

Ouso discordar dos nobres e doutos pesquisadores em relação à profissão de Contador. Para sustentar meus argumentos passo a demonstrar a importância dessa ciência para a humanidade.

Como ciência que é a Contabilidade (Ciências Contábeis), nasceu da necessidade do Homem ter o Controle e Planejamento de seu patrimônio. É ela que registra, apura e controla a movimentação econômica, financeira e patrimonial das entidades.

Ao contrário do que diz a matéria, as entidades, quer públicas e privadas (governos, empresas e até pessoas físicas) tem procurado, através da Contabilidade, manter os registros e informações para a tomada de decisões.

Essa matéria me fez relembrar de quando surgiram no mercado os primeiros sistemas de contabilidade para uso em computadores. Nessa época também foi dito que nossa profissão estava em risco. Ao contrário do que foi veiculado, a informática/tecnologia, é  uma grande aliada de nossa profissão.

A tecnologia tem sido uma parceira, como em todas as demais profissões, diga-se de passagem, pois ela trouxe agilidade, qualidade e precisão ao nosso trabalho.

O que tenho dito para meus amigos e colegas de profissão é que, com o uso da tecnologia, devemos mudar nosso modo de trabalho. Hoje os procedimentos, os processos de trabalho são diferentes de dez anos passados.                                  HOje

Neste sentido, o profissional que não se atualizar e não acompanhar as mudanças e as novas ferramentas de trabalho, certamente ficará no meio do caminho. Mas a profissão de Contador não. Essa terá sempre importância no mundo dos negócios.

A Contabilidade que nasceu para o Controle e Planejamento do patrimônio, hoje tem uma importância ainda maior no mundo empresarial e governamental. Hoje ela é informação, apoio a decisão, linguagem de negócios, solução para ambiente turbulento, diagnóstico da saúde da empresa, de uma organização e até de uma Nação.

Contabilidade não se resume em escrituração, rotinas, burocracia e apuração fiscal. É muito mais.

O Professor José Carlos Marion, em diversas obras e em suas palestras sempre destacou: “O Contador é o médico das empresas, das organizações”. Assim, com todo respeito aos pesquisadores da Universidade de Oxford, penso que eles se equivocaram quando incluíram no rol das profissões ameaçadas, o Contador.

Heráclito já dizia 450 a.C: “nada a de permanecer, exceto as mudanças”. As mudanças ocorrem a cada segundo, e nós humanos e de todas as profissões, temos que ficar ligados a essas mudanças, que inclusive geram novas oportunidades e novos modelos de trabalho, como é o caso da Contabilidade e de diversas profissões que mudaram substancialmente ao logo do tempo, e continuarão a mudar, pois o mundo é dinâmico.

Se a linha de pensamento dos pesquisadores de Oxford proceder, todas as profissões estarão em risco, não haverá necessidade da mente humana para raciocinar e fazer interpretações sobre os fatos ocorridos. Um robô irá fazer a cirurgia, irá fazer uma sustentação oral no Tribunal, ou redigir uma petição; um projeto de arquitetura ou de engenharia. Quem sabe um robô irá presidir uma Nação.

Tenho dito que, atrás de uma máquina, um sistema, ou como queiram hardware/software, sempre será necessária uma mente humana.

Por isso meus amigos não fiquem preocupados, pois no meu sentir, nossa profissão e outras  não correm esse risco em face da tecnologia. Mas para não ficarem no meio do caminho, se mantenham ligados nas mudanças e atualizem-se.

Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Mestre em Administração. Empresário.

Para republicação é necessário a citação do autor Valdir Massucatti e a fonte: www.contadores.cnt.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>