Dicas

Acredite: A autoconsciência pode alavancar a sua carreira!

Gerar resultados positivos atualmente, seja em qualquer área de nossa vida, seja na venda de estruturas metálicas, marketing, está cada dia se tornando mais complexo, devido à diversidade crescente de opiniões, às mudanças constantes no ambiente corporativo, e também devido às diferentes formas de conduzir ou interpretar determinadas situações, enfim, à diversos fatores. Este desafio de gerar resultados positivos em meio ao caos exige algumas habilidades de cada um de nós.

Tom Peters em seu livro “Prosperando no Caos”, sugere que os vencedores de amanhã serão aqueles capazes de lidar de forma proativa com o caos resultante de uma competitividade cada vez maior. O desenvolvimento pessoal em nenhum momento foi tão fundamental como é hoje. Hoje é necessário desenvolvermos a capacidade de aprender em um ritmo acelerado e gerarmos estratégias pessoais para resolvermos toda essa ambiguidade.

Para lidarmos com todo esse caos precisamos gerar mudança e evoluir. Só que o grande desafio é de estarmos em harmonia com as nossas necessidades pessoais e profissionais. Muito mais importante de “o que” devemos fazer,  é o “como” devemos fazer tudo isso, para chegarmos aos resultados que almejamos, sem sacrificarmos outras áreas importantes da nossa vida.

Aqui entra a “autoconsciência.” Lembro-me muito bem, quando aprendi sobre a importância da autoconsciência em nossa vida. Foi um divisor de águas. A autoconsciência me ajudou a enxergar melhor e principalmente “aceitar” os meus pontos fortes e frágeis, isto é, meus pontos positivos e negativos, os pensamentos, comportamentos e crenças que estavam me aproximando dos meus objetivos e os que estavam me afastando. Confesso para você que “enxergar e aceitar” a parte negativa da história, não foi muito fácil. Mas os resultados, foram fantásticos.

Comecei a desenvolver uma capacidade de aprendizagem da minha comunicação e da maneira de como me relacionar com as pessoas. Aprendi ou posso dizer, reconheci, a maneira como eu lidava comigo mesma e com os outros. Isto deu um salto no meu autoconhecimento, na minha qualidade de vida e por consequência alavancou e continua me direcionando aos objetivos da minha vida pessoal e profissional.

Uma maior autoconsciência permite controlar nossos pensamentos e comportamentos. Com isso obtemos maior flexibilidade, o que é fundamental para lidar com os desafios do dia-a-dia, sejam eles pessoais ou profissionais. Também nos auxilia a persistirmos e continuarmos comprometidos com nossas metas. Conseguimos monitorar e obervar nossas ações para que possamos ajustá-las a obtermos os resultados que queremos. Um exemplo disso, é quando estamos em um diálogo ou negociação e constatamos que estamos levantando a voz ou estamos ficando nervosos, e conseguimos perceber que isso está prejudicando a comunicação.

Para finalizar é importante reforçarmos que um grau elevado de autoconsciência é a grande base para desenvolvermos outras habilidades, como por exemplo, as relacionadas à Inteligência Emocional. A Inteligência Emocional é uma das principais competências para desenvolvermos em nossa vida, pois nos auxilia a gerenciarmos nossas emoções e sermos mais eficazes naquilo que fazemos. Mas este assunto comentarei em um próximo artigo.

E você, pratica a Autoconsciência em sua vida? Vamos juntos! Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem!  Compartilhe e escreva seu comentário logo aqui abaixo. Será muito bom saber sua opinião.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

1 Comment

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *